Não Entendo!

PRIMEIRAMENTE, este blog está escrito em esperanto: 

 

 

Sobre o Esperanto

    História

    L. L. Zamenhof, o criador do esperanto era polonês. A Polônia na sua época pertencia ao império russo, lá se falava muitas línguas, o que dificultava a compreenção comum. O que o motivou a fazer a “lingwe universala”, uma espécie de esperanto arcaíco, aos 19 anos ele terminou a língua.
     Nesta idade o pai de Zamenhof o convenceu de parar os trabalhos de sua língua para estudar medicina em Moscou, ele foi, mas quando voltou pra casa percebeu que seu pai tinha queimado todos os seus cadernos da “lingwe universala”. Então ele recomeçou a sua língua, a melhorando, mesmo em 1879 tendo aparecido o Volapük, uma língua planejada, mas cheia de problemas.
Bandeira esperantista
     O primeiro livro de esperanto foi escrito públicado em 1887 ele se chamava  "Unua Libro" (que em Esperanto significa "Primeiro Livro"), ele usou o pseudonimo de Doktoro Esperanto (que significa doutor que tem esperança), pelo medo que tinha da perseguição política. O livro continha a gramática, um pequeno vocabulário, regras de pronuncia e alguns exercícios, o livro foi lançado em Russo, posteriormente em  alemão, polonês e francês. O número de falantes cresceu rapidamente em toda a Europa. Logo depois o livro foi lançado nas Américas, na China e no Japão. Hoje o esperanto tem cerca 2 milhões de falantes, não podemos saber ao certo o número porque não se pode fazer uma pesquisa geral, como fazemos com os falantes de português , somando o número de habitantes de todos os países Lusofônicos.

    

     Minha experiencia com o Esperanto.

     A primeira vez que ouvi o Esperanto eu tinha 5 anos, quando um basco veio aqui em casa pois o meu pai é esperantista e fazia parte de um serviço da TEJO(Tutemonde Esperanto Junulara Organizo- Organização Mundial dos Jovens Esperantistas), o Pasporta Servo, que é um livro com cerca de 1500 endereços de esperantistas em cerca de 100 países onde você pode ficar hospedado.  Na época eu achei que o  basco era um verdadeiro idiota porque não conseguia falar português, uma coisa tão fácil, tão natural pra mim! Quando era pequena, também gostava de ver o Mazi Kurso, que contava a história de uma princesa que fugia com um plebeu, eu não sabia bem na época porque não conseguia entender o Mazi Kurso direito,  meu pai me dava algumas lições de Esperanto mas não entendia bem o que era, somente mais tarde aos dez anos, eu li um livro sobre Zamenhof e o Esperanto, quando realmente comecei a me interessar pelo idioma. Aos 11 tive as minhas lições que realmente entendi o que era aquilo, desde os 11 até agora tenho estudado mais e ajudado meu pai nos cursos de esperanto. Por isso resolvi fazer meu blog também em Esperanto, por enquanto, a página não tem nenhuma postagem, mas posteriormente traduzirei o meu blog em Esperanto, e vocês poderão lê-lo assim!

Sites onde possamos saber mais sobre a língua internacional


www.esperanto.org.br
www.bejo.esperanto.org.br   Site da associação brasileira de jovens esperantisatas, em esperanto e português
www.lernu.net
Aprendizado gratuito de esperanto, pela Internet. Disponível em várias línguas.
http://www.kurso.com.br